TOP 20 - Livros sobre irmãos (e 1 pros pais!)

Eu adoro livros que celebram essa relação de irmãos. Não só a parte boa, os momentos de cumplicidade e amor, quanto os sentimentos confusos, o ciúme, a disputa. Separei os 20 livros que mais gosto (meu critério é ter em casa e fazer sucesso com as crianças) e separei por faixa de idade dos irmãos. Porque com a idade maior surgem também relações mais complexas de disputa, busca de identidade própria, encontros e desencontros. Separei também nossos preferidos em inglês, pra quem mora no exterior.

📚

Sem mais delongas, vamos aos livros! Se quiser comprar algum dos livros, basta clicar no nome do livro pra acessar a pagina da Amazon Br.


Antes da chegada da(o) irmã(o):

  1. Quero nascer de novo”, 📝Ilan Brenman 🎨Catalona Echeverri. 
  2. Eu só, só eu”, 📝Ana Saldanha 🎨Yara Kono. Pouco texto, mas que diz tanto! 
  3. Um bebê vem aí”, 📝John Burningham 🎨Helen Oxenbury. Mostra as dúvidas do primogênito e seus medos com a chegada do irmão, enquanto acompanha a barriga da mãe crescendo.
Pra irmãos na primeira infância:
4. “Nós agora somos quatro”, 📝🎨Lilli L’Arronge. Não tem texto, só uma palavra por página pra descrever cada membro da família. É fofo e engraçado.
5. “Meu irmão minha sombra”, 📝Fabiana Rocha, 🎨Bruna Assis Brasil. Nosso favorito da vida! Consegue agradar a mim, ao Lucas e a Bella. Já até gravei no podcast! E ainda tem versão recente em inglês para quem mora no exterior!
6. “Papai é meu”, 📝Ilan Brenman, 🎨Juliana Bolini. A história da minha vida no momento, com a diferença que a disputa aqui é por mim. 😒
7. “O túnel”, 📝🎨Anthony Browne. Autor controverso, de ilustrações sempre impactantes, que fala muito nas entrelinhas. Amo!
8. “Quando você não está aqui”, 📝🎨Maria Hergueta. Também tem pouco texto, mas fala tanto! Pra começar pela capa absurdamente maravilhosa!

Pra irmãos mais velhos:
9. “A maravilhosa ponte do meu irmão”, 📝Ana Maria Machado 🎨Bruna Assis Brasil.
10. “Joana e Lia”, 📝Sandrini Bonini 🎨Sandra Desmazieres. Irmãs mais velhas, em busca de sua própria identidade em meio a árdua tarefa de crescer.
11. “As gêmeas de Moscou”, 📝Luis Fernando Verissimo 🎨Rogerio Coelho.
Menção honrosa:
12. “Eu (não) gosto de você”, 📝🎨Raquel Matshushita. Esse eu não tenho em casa, mas já li e achei um espetáculo.

Em inglês (alguns dos livros que já passaram por aqui e gostamos - mas não foram publicados no Brasil):
13. “There’s a house inside my mummy”, 📝Giles Andreae 🎨Vanessa Cabban. Livro mais lindo da vida! Li muito pro Lucas (e chorei horrores) qd estava grávida da Bella.
14. “You’re a big brother”, 📝David Bedford 🎨Susie Poole. Simples e fofo!
15. “Wren”, 📝Katrina Lehman 🎨Sophie Beer. Um irmão mais velho que quer paz e seu próprio espaço, e um bebê que não para de chorar. Linda história para lembrar que os irmãos também precisam ter sua individualidade respeitada.
16. “Owl babies”, 📝Martin Waddell 🎨Patrick Benson. Três irmãos unidos pela preocupação da ausência da mãe.
17. “You and me, me and you brothers”, 📝🎨Miguel Tanco. Eu adoro os livros desse autor, e esse não é exceção. Fofo e com delicadas ilustrações.
18. “I’m really ever not so well”, 📝🎨Lauren Child. Toda a coleção Charlie and Lola é fofa, e a relação dos irmãos muito bem retratada. Esse em especial mostra Lola doente e demandando que Charlie cuide dela, qd o q ele mais quer é sair com os amigos. Fofo e faz enorme sucesso aqui com o Lucas.
19. “I’ll always be older than you”, 📝Jane Godwin 🎨Sara Acton. Temos lido muito ultimamente e ambas as crianças adoram, reflete bem a realidade deles.
20. “That’s my cake”, 📝🎨Wonderbly. São livros personalizados, onde vc coloca o nome e a idade das crianças pra ilustrar a história. Comprei um de irmãos onde eles disputam um pedaço de bolo mas no final tem q se unir contra um monstro q tenta roubar esse bolo. Faz tanto sucesso aqui!

Para os pais: Irmãos sem rivalidade”, 📝Adele Faber e Elaine Mazlish. Simplesmente essencial!

Comentários