Muito se fala sobre bibliodiversidade. Mas pouco se fala na temática LGBTQ+ nos livros infantis. Eu entendo que no retrocesso que se encontra o Brasil isso seja um tabu, mas não deveria ser assim. As pessoas precisam entender de uma vez por todas que: 1) orientação sexual não é opção; 2) as escolhas pessoais do outro quanto a gênero e sexualidade não te interessam e não deveriam ser motivo de julgamento; 3) amor é amor, ponto. Então hoje trago uma seleção dos livros que temos na temática LGBTQ+ e a primeira parte desse debate (que vai continuar nos stories do Instagram - https://www.instagram.com/bookswelove_livrosqueamamos/).
Se desejar comprar algum dos livros, basta clicar na foto pra ser remetido a minha pagina na Amazon Brasil. Ou vc pode clicar no link a seguir e fazer sua propria busca no site da Amazon Br: https://amzn.to/3b2uix0.

Lembrando que me recuso a colocar classificação etária nos livros. Todos os que temos meus dois filhos escutam desde sempre. Claro que dependendo da profundidade e volume de texto a criança precisa de uma certa maturidade para alcançar, mas nada impede que ela tenha acesso as ilustrações desde bebê.

Vc também não vai encontrar nesses posts livros que falam sobre “coisa de menino/a” ou criança se fantasiando de roupas socialmente atribuídas ao gênero oposto porque isso não tem absolutamente nada a ver com gênero ou orientação sexual! Menino que se veste de princesa não é gay, menina que gosta de carrinho não quer ser um menino, e se vc ainda tiver dúvida se algo é “de menino ou de menina”, se faça a seguinte pergunta: “a criança precisa da genitália pra usar/brincar com isso?” (fora que muitos livros que se aventuram a discutir isso acabam apenas reforçando estereótipos, mas isso eu falo mais nos stories)

Separei os livros em 3 categorias: 1) os que falam expressamente de orientação sexual ou gênero; 2) os que apenas normalizam relações homoafetivas; 3) os que eu não tenho mas me indicaram sobre o assunto. Não só os livros que tratam abertamente do assunto são importantes como os que normalizam também! Normalização traz representatividade e a tão famosa bibliodiversidade. Mas infelizmente vivemos num mundo homofóbico e falar sobre homofobia também é importante.

Nesse post estão os livros da categoria 1, e no post seguinte as outras 2 categorias. Com
os que foram lançados no Brasil e com
️ os favoritos. Vamos aos livros? (nos comentários porque faltou espaço
)



Livros que falam expressamente de orientação sexual ou gênero:
































Por fim, os livros brasileiros que não temos mas me indicaram nos stories:



















Por enquanto é só. Fiquem ligados nos stories que vou compartilhar mais recursos por lá. E para mais recursos/ativismo na temática LGBTQ+ para crianças e jovens, recomendo os perfis no Instagram: @maluesuasmaes, @nascerdeduasmaes, @marcelatiboni, @soleiolgbt, @leitoralbino, @lgbtkidlit & @thetinyactivists.
Comentários
Postar um comentário