Temática LGBTQ+ nos livros infantis

🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈

Muito se fala sobre bibliodiversidade. Mas pouco se fala na temática LGBTQ+ nos livros infantis. Eu entendo que no retrocesso que se encontra o Brasil isso seja um tabu, mas não deveria ser assim. As pessoas precisam entender de uma vez por todas que: 1) orientação sexual não é opção; 2) as escolhas pessoais do outro quanto a gênero e sexualidade não te interessam e não deveriam ser motivo de julgamento; 3) amor é amor, ponto. Então hoje trago uma seleção dos livros que temos na temática LGBTQ+ e a primeira parte desse debate (que vai continuar nos stories do Instagram - https://www.instagram.com/bookswelove_livrosqueamamos/).

Se desejar comprar algum dos livros, basta clicar na foto pra ser remetido a minha pagina na Amazon Brasil. Ou vc pode clicar no link a seguir e fazer sua propria busca no site da Amazon Br: https://amzn.to/3b2uix0.
📚
Lembrando que me recuso a colocar classificação etária nos livros. Todos os que temos meus dois filhos escutam desde sempre. Claro que dependendo da profundidade e volume de texto a criança precisa de uma certa maturidade para alcançar, mas nada impede que ela tenha acesso as ilustrações desde bebê.
📚
Vc também não vai encontrar nesses posts livros que falam sobre “coisa de menino/a” ou criança se fantasiando de roupas socialmente atribuídas ao gênero oposto porque isso não tem absolutamente nada a ver com gênero ou orientação sexual! Menino que se veste de princesa não é gay, menina que gosta de carrinho não quer ser um menino, e se vc ainda tiver dúvida se algo é “de menino ou de menina”, se faça a seguinte pergunta: “a criança precisa da genitália pra usar/brincar com isso?” (fora que muitos livros que se aventuram a discutir isso acabam apenas reforçando estereótipos, mas isso eu falo mais nos stories)
📚
Separei os livros em 3 categorias: 1) os que falam expressamente de orientação sexual ou gênero; 2) os que apenas normalizam relações homoafetivas; 3) os que eu não tenho mas me indicaram sobre o assunto. Não só os livros que tratam abertamente do assunto são importantes como os que normalizam também! Normalização traz representatividade e a tão famosa bibliodiversidade. Mas infelizmente vivemos num mundo homofóbico e falar sobre homofobia também é importante.
📚
Nesse post estão os livros da categoria 1, e no post seguinte as outras 2 categorias. Com 🇧🇷 os que foram lançados no Brasil e com ⭐️ os favoritos. Vamos aos livros? (nos comentários porque faltou espaço 😬)

Livros que falam expressamente de orientação sexual ou gênero:

🏳️‍🌈⭐️”From the stars in the sky to the fish in the sea” - uma criança de gênero fluido e o amor incondicional de uma mãe que a ajuda a enfrentar o bullying na escola. Lindo, lindo!



🏳️‍🌈”Are you a boy or are you a girl?” - uma criança que transita entre os dois gêneros e a pergunta: “você é um menino ou uma menina?” “Eu sou eu.”



🏳️‍🌈⭐️”RuPaul - Little People Big Dreams” - biografia do drag queen RuPaul. O preferido da Bella (3 anos) no momento.



🏳️‍🌈⭐️”Love around the world” - duas mulheres que se amam e decidem percorrer o mundo se casando em todos os países onde o casamento gay é legalizado. Um dos favoritos do Lucas (6 anos) e meu.



🏳️‍🌈⭐️”Julian is a mermaid” (🇧🇷”Julian é uma sereia” pela @editoraboitata) + “Julian at the wedding” - vou deixar nos stories o post que fiz de ambos, mas já adianto que são apaixonantes!





🏳️‍🌈🇧🇷”Como nascer de duas mães” (@nascerdeduasmaes) - é mais informativo do que literatura, mas é bem interessante por trazer detalhes sobre como duas mulheres fazem para ter filhos. Comprei recentemente e assim que engrenar com as crianças a leitura mostro mais detalhes no feed.



🏳️‍🌈”Red: a crayon’s story” - relutei se incluía esse aqui porque não é abertamente sobre gênero, mas sobre um giz de cera com o rótulo de vermelho mas que na verdade é azul. A história transita por seu conflito em aceitar sua identidade e as tentativas dos amigos e familiares de o categorizar de acordo com seu rótulo externo. Agora me digam se não é sobre uma pessoa trans?




🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈Continuando o último post (se perdeu, corre no feed pra ler), os livros que, apesar de não tratarem abertamente, normalizam relações homoafetivas e gênero fluido:

🏳️‍🌈”Just the way we are” - mostra várias configurações familiares, incluindo uma com 2 pais.



🏳️‍🌈⭐️”The barefoot book of children” - livro lindo informativo que traz muita diversidade ao mostrar crianças pelo mundo afora, inclusive família homoafetivas.



🏳️‍🌈⭐️”The boys” - fala sobre masculinidade tóxica e um dos personagens principais se casa com outro homem. Absurdamente maravilhoso!



🏳️‍🌈🇧🇷”É tudo família!” - livro informativo sobre várias constituições familiares, algumas complexas, e uma página dedicada às famílias arco-íris. Pelo volume de texto, o Lucas (6 anos) curte mais.



🏳️‍🌈🇧🇷⭐️”O grande e maravilhoso livro das famílias” - no mesmo estilo que o anterior, mas com texto mais simples. Agrada as duas crianças aqui.



🏳️‍🌈⭐️”Under the love umbrella” - não fala nada no texto, mas uma das ilustrações mostra que um dos personagens principais do livro tem 2 mães. Livro favorito por aqui, meu e das crianças.



🏳️‍🌈🇧🇷”Here we are” (🇧🇷”Aqui estamos nós”) - bem famoso no Brasil e já passou por aqui algumas vezes. Uma das ilustrações traz duas mulheres vestidas de noiva se casando. É sutil, mas não deixa de ser representativo.



📚
Por fim, os livros brasileiros que não temos mas me indicaram nos stories:

🏳️‍🌈🇧🇷”Mãe não é uma só, eu tenho duas” (@maluesuasmaes)



🏳️‍🌈🇧🇷”A princesa e a costureira”



🏳️‍🌈🇧🇷”Olivia tem dois papais”



🏳️‍🌈🇧🇷”Jean tinha uma dúvida” - a história não aborda o assunto, mas nas ilustrações o Jean tem 2 pais.



🏳️‍🌈🇧🇷”De Cadu a Duda” - sobre uma menina trans.



🏳️‍🌈🇧🇷”A história de Júlia e sua sombra de menino”



🏳️‍🌈🇧🇷”Meus dois pais"




🏳️‍🌈🇧🇷”MInhas duas avós"




🏳️‍🌈🇧🇷”Duas mamães"




📚
Por enquanto é só. Fiquem ligados nos stories que vou compartilhar mais recursos por lá. E para mais recursos/ativismo na temática LGBTQ+ para crianças e jovens, recomendo os perfis no Instagram: @maluesuasmaes, @nascerdeduasmaes, @marcelatiboni, @soleiolgbt, @leitoralbino, @lgbtkidlit & @thetinyactivists.

Comentários