Livro-imagem

Essa semana vou falar só sobre livro-imagem! Taí um tipo de livro que eu amo! Muitas pessoas tem dificuldade de ler livro-imagem com as crianças, sob o argumento de que por não ter texto não teria “narrativa”. Será?
📚
Eu acho justamente o contrário: por não ter texto, a narrativa é ainda mais poderosa. A leitura é ainda mais profunda, principalmente pro moderador-adulto. Primeiro porque quando lemos pra uma criança tendemos a focar no texto que estamos lendo, e a criança é que foca mais na imagem. Segundo porque a maioria de nós adultos já estamos tão “contaminados” por esse mundo acelerado que nos bombardeia com informação a todo momento, que temos dificuldade de lidar com apenas uma forma de informação (no caso a imagem). Temos dificuldade de abstrair, de desacelerar, de contemplar.
📚
Por isso que eu amo tanto os livro-imagem! São a oportunidade que tenho de apreciar uma história no mesmo nível dos meus filhos, com calma e contemplação. É um exercício, claro, e eu mudei um pouco minha relação com esses livros ao longo do tempo. No início eu narrava mais a história, hoje em dia eu falo bem menos. Muitas vezes não falo nada e apenas vou passando as folhas com calma, contemplando o silêncio e absorvendo a narrativa da história. É incômodo? Sim, demais! As vezes as crianças reclamam e pedem uma narrativa, e eu também tenho que me segurar pra não ficar querendo sempre falar. Como o silêncio é incômodo nesse mundo que vivemos, né?
📚
Os livros do post de hoje são alguns dos que temos. Vou deixar outras inúmeras opções que já falei aqui no feed nos stories e num guia só de livro-imagem. E no decorrer dessa semana mostro outros livros com detalhes.
📚
E vc, tem o hábito de ler livro-imagem com seus filhos? Tem alguma dúvida que eu possa ajudar? Escreve nos comentários pra trocarmos uma ideia sobre o assunto!

Minhas indicações na (Amazon Br):








































































Comentários